Hoje é dia de dicas preciosas para cuidar do seu forno elétrico. Por fora, é muito fácil de cuidar, não é verdade? Um pano úmido e pronto, na maioria das vezes isso já o deixa brilhando como novo. O problema é no interior. Muitas vezes, o preparo de comidas mais gordurosas causa encrostas nas paredes internas do forno que acabarão se tornando ferrugem. Essa ferrugem, além do prejuízo visual no material, pode causar fissuras e comprometimento de peças vitais para o funcionamento do forno.
Então, é muito importante você seguir dicas simples e práticas para que isso não aconteça e, assim, seu forno dure muito mais:
- Depois que usar o forno, deixe-o esfriar, para então limpá-lo com produtos específicos para limpeza de forno, removendo toda e qualquer sujeira ou gordura. Isso não pode ficar para o dia seguinte. Precisa ser feito logo que o forno esfriar, senão é possível que haja dano permanente.
- Após a limpeza, seque. Não deixe úmido o interior do forno. Em seguida, deixe a porta do forno aberta por uma hora pelo menos, para que a ventilação natural dê conta de terminar de secar áreas mais internas às quais você não tem acesso.
- Não use produtos de limpeza abrasivos ou esponjas de aço, pois podem danificar a superfície.
- Esteja atento às vedações da porta do forno. Caso perceba que muito calor está passando pela porta, pode ser que seja necessário trocá-las.
Com esses cuidados, você terá um forno mais bem-cuidado, refletindo na estética dele e no tempo de vida útil, esta que certamente se alongará muito e lhe trará uma boa economia.