Quais são os tipos de cooktop no mercado e qual escolher

Você está montando sua cozinha ou pensando em trocar o seu fogão por um novo, aí buscou na internet e descobriu que há opções interessantes de cooktops, afinal, assim vai poder comprar um forno de sua preferência e até embuti-lo na sua cozinha planejada. Além disso, esses fogões de mesa, chamados cooktops, possuem um design mais moderno, além de serem opções compactas, se encaixando melhor em cozinhas menores.

Mas eis que surge o problema: há diferentes tipos de cooktops e você ficou confuso sobre qual seria o melhor para a sua casa. Vamos então explicar quais são os modelos e suas características principais.

Em primeiro lugar, vamos elencar aqueles que são mais parecidos com o fogão tradicional, os cooktops a gás. São essas as opções mais econômicas. Funcionam com o sistema de gás tradicional, ou seja, podem ser utilizados com o botijão de gás ou com encaixe para o encanamento do sistema de gás da sua casa ou apartamento. Através das bocas, saem as chamas de fogo, que aquecem a panela que estiver em cima. Aliás, pode ser utilizado qualquer tipo de panela. O gasto elétrico é praticamente insignificante, pois se utiliza a energia apenas para acender a fagulha que promove a combustão.

Em segundo lugar, temos o cooktop elétrico. Muitas pessoas confundem o elétrico com o de indução, e essa dúvida é justificável, pois o de indução também é elétrico, como veremos. No entanto, a diferença entre os dois está na forma como o calor é conduzido do fogão à panela. Nesse caso, é como se houvesse uma resistência elétrica (como se fosse um chuveiro) que aquece o painel (geralmente vidro ou material vitrocerâmico), que, por sua vez, aquece a panela que estiver sobre o fogão. Seu custo é mais elevado do que o cooktop a gás e um problema é seu gasto energético. Provavelmente a conta de luz vai sentir o peso dessa novidade na sua cozinha.

Em terceiro lugar, há o cooktop por indução. Ele também é elétrico: você vai ligá-lo na tomada para que funcione. Mas ele é chamado de fogão por indução porque a boca esquenta a panela por meio de indução eletromagnética. Isso obriga o usuário a possuir panelas específicas, imantadas. Por exemplo: panelas de ferro, de aço inox e de fundo triplo. É preciso também que o fundo seja plano, para aderir bem ao centro magnético do cooktop. Panelas de alumínio, vidro, cobre ou barro não aquecerão, por não permitirem a condução eletromagnética. Além disso, esses modelos são as opções mais caras. No entanto, vamos falar um pouco das vantagens: não consomem muita energia elétrica (bem menos que as opções de cooktop elétrico); também não haverá gasto com gás (cada vez mais caro no Brasil); é extremamente preciso na temperatura desejada; e, ainda, é muito seguro, principalmente para quem tem crianças em casa, pois toda a superfície no entorno da boca onde está a panela continua fria, de modo que, se acabar encostando a mão ali, não sentirá nada além do frio de uma placa de vidro. E, além de tudo isso, são os modelos com os designs mais modernos e luxuosos.

Gostou da explicação? Ajudou você a entender melhor as diferenças entre cada equipamento? Esperamos ter ajudado você a tomar a decisão que mais lhe convém, consideradas as especificidades da sua cozinha e das suas necessidades.