O fogão pode ficar perto da geladeira?

As pessoas costumam montar a cozinha sem se atentar para esse detalhe super importante. A resposta é simples, mas apresenta nuances: não, o fogão não deve ficar ao lado, muito menos encostado, na geladeira.

O principal motivo é um pouco óbvio: a tarefa da geladeira é esfriar, enquanto a do fogão é esquentar… um vai atrapalhar o serviço do outro. A produção de calor oriunda do fogão vai obrigar a geladeira a trabalhar mais: seu motor vai sobrecarregar e isso vai implicar a diminuição da vida útil do refrigerador (além de aumentar a sua conta de luz). Estudos apontam que o impacto na conta de luz pode chegar a 20%, caso o fogão seja utilizado ao lado da geladeira.

Hoje, todavia, muitas pessoas não utilizam daquele fogão tradicional, com as bocas em cima e com o forno embaixo. Então é necessário fazer a primeira ressalva: o que realmente impacta na geladeira é o calor produzido pelo forno, muito mais do que pelas bocas do cooktop. Isso porque o calor do forno costuma dispersar pelo fundo, encontrando peças do refrigerador como compressor, condensador e capilares; enquanto que o calor produzido pelos cooktops costuma, pelo processo de convecção, ter uma direção mais vertical – ainda mais se houver o uso, bastante recomendado, de exaustor.

Mas não estamos dizendo que, por ser cooktop, então pode ficar ao lado da geladeira. Apenas dizíamos que o problema é um pouco menor, mas ainda existe, pois parte do calor da boca do cooktop inevitavelmente acaba atingindo a parede externa da geladeira e afetando sua temperatura interna.

Outro problema dessa fonte de calor ao lado da geladeira, e agora mesmo o cooktop influencia muito, é o possível desgaste da pintura da geladeira. A pintura pode ressecar ou ainda surgir bolhas. Isso vai danificar o equipamento e prejudicar seu aspecto visual.

Há muitas pessoas que investem bastante em uma geladeira com pinturas específicas, como a Black Glass (uma cor preta brilhante), o que torna ainda mais necessário ter todo o cuidado para não permitir a danificação dessa elegante e luxuosa peça.

Além de tudo isso, esses equipamentos muito próximos podem promover algum acidente por imperícia do cozinheiro. Se, ao levantar uma panela para retirá-la do fogão, sem querer esbarrar na geladeira, o dano ali será provavelmente permanente.

Mas se a cozinha for muito pequena e não for possível distanciar adequadamente esses dois equipamentos?

Uma solução prática para isso é colocar uma peça de madeira que revista a geladeira, opção muito comum quando se projetam os móveis da cozinha por meio de uma empresa de arquitetura. Assim, preserva-se a geladeira. Contudo, um cuidado muito importante também nesses casos: no manual de uso dos refrigeradores há indicações precisas sobre a distância mínima do equipamento em relação a qualquer outra superfície próxima (inclusive peças de madeira), tanto nas laterais, como em cima ou atrás. Lembre o profissional que for desenhar o projeto sobre essas regras. Gostou do conteúdo? Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema que poderíamos abordar, envie uma mensagem!