Você liga a TV e vê um comercial de churrascaria que mostra uma picanha fatiada, derretendo ao leve toque da faca, levemente avermelhada… e tem alguém que resista? Difícil…
No entanto, você não possui churrasqueira em casa, ou tá chovendo, ou você simplesmente não está disposto, afinal, é todo um trabalho preparar a churrasqueira, acender o fogo e, depois que terminar, aquele esforço para limpar tudo.
Já ouviu falar da picanha no forno? Alguns podem até fazer chacota, achando que seria desperdício de picanha prepará-la no forno. Nós dizemos para você: não poderia estar mais equivocado.
A receita que vamos ensinar é tão simples e deixa a picanha com uma suculência que você não vai querer fazer uma vez só. Vai se transformar na receita da família!
Trata-se de uma técnica conhecida como Picanha no Sal Grosso ou Picanha na Crosta de Sal ou, ainda, Picanha Nevada (você logo vai entender o motivo).
Hora da receita:
- Retire a peça de picanha da geladeira uns 30 minutos antes de assá-la;
- Pré-aqueça o forno a 200º Celsius;
- Na assadeira que você utilizará, faça uma cama de sal grosso. Isto significa colocar sal grosso a ponto de você não enxergar mais o fundo da assadeira. Se preferir, pode misturar a esse sal alguns temperos de sua preferência, como dentes de alho amassados, alecrim ou outros. Aí vai do gosto…
- Faça pequenos furos na capa de gordura da picanha (pode ser com garfo). Busque não penetrar a carne, mas apenas a capa de gordura. Isso vai permitir que a gordura derreta e escorra também pelo interior da picanha e não somente pelas paredes externas, o que vai valorizar o sabor;
- Coloque a picanha na assadeira, com a capa de gordura voltada para cima (para justamente escorrer para baixo quando aquecer e derreter);
- Agora o detalhe mais importante: cubra totalmente a picanha com sal grosso. Totalmente? Sim! Até não enxergar mais a picanha. Tanto em cima como dos lados. O segredo é justamente não ver mais a picanha (por isso Picanha Nevada, agora entendeu?);
- Deixe 40 minutos no forno pré-aquecido a 200º Celsius para uma picanha no ponto ou 35 minutos para uma malpassada;
- Retire-a do forno, mas não faça mais nada por enquanto. Deixe-a descansar por 10 minutos. A crosta de sal vai mantê-la bem aquecida, não se preocupe. Isso é importante para a maciez desejada para o corte;
- Então, retire o excesso de sal, corte a picanha no sentido contrário à fibra e se delicie.
E não se esqueça de nos contar como foi a sua experiência.