Como manter sua máquina de lavar roupa livre de odores

Já demos dicas em um post anterior sobre como fazer a limpeza e manutenção da sua máquina de lavar roupa (se não viu, clique aqui). Todas aquelas dicas são muito importantes e precisam ser seguidas, pois elas afetam diretamente a qualidade da sua lavagem e podem, portanto, causar odores indesejáveis.

No entanto, agora vamos dar um passo adiante. Tomados todos os cuidados com a manutenção e limpeza, agora precisamos seguir algumas dicas para que a roupa limpa saia da máquina realmente cheirosa:

  1. Faça uma mistura de água quente e vinagre branco para remover resíduos e sujeira do interior da máquina;
  2. Deixe a porta da máquina de lavar roupa aberta depois de cada uso, para que o ar circule e, assim, evitar a umidade;
  3. Use detergente de qualidade (iremos escrever um post sobre detergentes em breve) e sua dose correta, pois, como já dissemos, isso evita o acúmulo de resíduos e entupimentos;
  4. Garanta que está a lavar as roupas de acordo com as instruções da etiqueta das vestes. Por exemplo: algumas roupas devem ser lavadas a uma temperatura mais alta, para remover odores e bactérias – esse é o tipo de informação que você encontra na etiqueta;
  5. Lave as roupas de banho, toalhas e panos de cozinha com frequência para evitar acúmulo de suor e bactérias. Esses são os tecidos que costumam estar mais sujos, pelo uso que se faz deles, portanto, é necessário que sejam lavados com maior frequência.

Essas dicas que apontamos acima são complementares àquelas que já indicamos como necessários para se ter uma máquina de lavar roupa mais eficiente e com maior vida útil. Então, use e abuse de todos esses cuidados. Você terá uma máquina que durará mais, funcionando melhor, e roupas mais limpas, macias e cheirosas.