Confira algumas dicas sobre quando trocar o gás de geladeira.

Como você sabe que sua geladeira está gás? Se o refrigerador parar de resfriar, isso pode indicar que o aparelho ficou sem gás ou está completamente seco. Mas além deste sinal, existem outros sinais de que o gás na geladeira precisa ser substituído.

Os fabricantes deste dispositivo não determinam um tempo exato em que o gás refrigerante acabará, mas alguns fatores podem afetar diretamente a duração. Por exemplo, depende se a geladeira é nova ou antiga, como o armazenado os alimentos dentro dela, e se a manutenção é realizada regularmente. Claro, a marca do dispositivo também terá um efeito. Em média, uma geladeira bem conservada pode durar mais de 10 anos sem troca de gás.

Como saber se o gás de geladeira acabou?

Para determinar se o gás acabou, há alguns sinais a serem observados. Se o freezer parar de congelar, ou seja, o refrigerante no freezer tiver pouco ou nenhum resfriamento, isso pode indicar que não há gás residual. Outros sinais: O interior da unidade pode congelar muito rapidamente, pode haver gotejamento do refrigerador ou os tubos da unidade externa podem congelar.

Para garantir que o refrigerador fique sem gás, é recomendável chamar um técnico especializado neste tipo de equipamento. Se o condensador estiver vazando ou danificado, um técnico também poderá repará-lo. Aprenda a remover ferrugem de geladeiras e encontre alternativas para eletrodomésticos recondicionados.